segunda-feira, 14 de maio de 2012

Faço Parte, Faço Arte 2012




No dia 15 de Maio, no saguão do prédio 10 da ULBRA em Canoas, abrirá a exposição que lançará o projeto FAÇO PARTE 2012. Este projeto envolve um conjunto de ações culturais. Esta é a segunda edição projeto, mantido pelo Curso de Artes Visuais da ULBRA.
Numa temática “à margem da academia” apresentam-se os trabalhos desta exposição. Não existem disciplinas que tratem  de Tattoo, Grafitti, Mangá e HQs nos Cursos de Artes Visuais. No entanto, estes temas aparecem com freqüência nos Trabalhos de Curso dos alunos e são assunto de interesse de vários acadêmicos, sendo também importantes manifestações de caráter artístico e plástico-visual da contemporaneidade.
“Usei como referência para realização do trabalho, artistas encontrados da na rede social DeviantART, Glitter Sniffer e Manson Gothic, artistas com tendências a arte Lowbrow. Lowbrow também conhecido como "surrealismo pop" trabalha com referencias underground como: Hqs, mangás, tatuagens, arte naif, graffiti, propagandas, música punk e sub-culturas” afirma Verônica Simm, uma das participantes da exposição. Ela comenta como artistas encontrados nas redes sociais, como o DeviantART (...),  com ligações com a tendência conhecida como arte Lowbrow, ou para alguns "surrealismo pop", que possui referências underground advindas dos  Hqs, mangás, tatuagens, arte naif, graffiti, propagandas, música punk e sub-culturas, tem encontrado cada vez mais espaço no gosto e no consumo de imagens entre jovens.
A recente exposição Metropolitanos, ocorrida na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, apresentou um conjunto de artistas com claras influências como as já citadas acima. Nestes se percebe um claro predomínio da figuração, sem uma preocupação com manter uma “pureza” quanto a “modelos” ou técnicas. Pelo contrário há uma grande mistura desses aspectos. Num mesmo trabalho é possível identificar noções de desenho acadêmico combinadas com influências de street- art. Estas misturas refletem um universo riquíssimo de informações visuais, e esclarecem a importância de um dos caminhos pelos quais estas informações transitam. A web é o grande território de amostragem e vampiragem destas imagens, consumidas em velocidades cada vez maiores, exigindo uma expansão vertiginosa dos hds.
Estas combinações de imagens ainda estão sendo pensadas de modo muito superficial pelos cursos de Artes, talvez porque o território por excelência de trânsito delas seja muito mais o campo da comunicação do que um circuito tradicional da arte. No entanto, trata-se de uma discussão fundamental em um Curso que forma professores de artes para justamente atuar e tentar entender um público cada vez mais naturalmente envolvido com esta rede de imagens. Muito mais naturalmente tanto quanto culturalmente, pois tal imersão tem se revelado cada vez mais precoce, de modo que à intensidade das experiências vividas corresponde uma distância entre gerações e em conseqüência uma quebra dos códigos de linguagens e diálogos, os quais tem que ser constantemente atualizados. O aparecimento destes temas nos Trabalhos de Curso apresentados ao longo das disciplinas dos Estágios confirma a importância de refletir sobre estes interesses dos adolescentes, e também indica a necessidade de uma formação ampliada do futuro professor para melhor pensar estes momentos de aprendizagem.  
A exposição poderá ser visitada até o final de maio das 9 às 22 horas no saguão da Reitoria, prédio 10 da ULBRA Canoas.
Seguem abaixo algumas das imagens de trabalhos do acadêmicos que participam da exposição: 


Amaro Duarte de Abreu

Carolina Flores Schmidt
Francielen Trassante Fortes


Guilherme Costa Dressler

Alecio Costa Delfino

Ricardo Dias Moreira

Veronica Simm

Nenhum comentário:

Postar um comentário