terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Processos criativos e percepção da realidade através da mancha - Heloísa de Melo e Silva

 
Obra de Kandinsky incluida no projeto.




Obra de Won Kin I,
artista de Macau incluído no projeto.





















Este trabalho é resultado da pesquisa e prática de estágio desenvolvidos na Escola Estadual Dr. Augusto de Moura e Cunha, na cidade de Guaíba, com a turma 204 – 2º ano, turno manhã. A pesquisa intitulada Processos Criativos e Percepção da Realidade através da Mancha, fundamentase em uma teoria bastante recente na área da matemática: a teoria do caos e da filosofia: o pensamento sistêmico, e que, de maneira interligada com a prática artística em sala de aula, contribui para o desenvolvimento de diferentes percepções do mundo. Esta construção de outros olhares busca evidenciar uma visão dinâmica e integrada do conhecimento, abrindo portas para entender a subjetividade como suporte para a interação com a racionalidade de maneira criativa e libertária. Os processos descritos referem-se ao universo abstrato - desde a arte abstrata até experiências como a marmorização -, e a experimentação com base nas obras de Wassily Kandinsky e Jackson Pollock. Nestes se destacam vários pontos referentes à diversas maneiras de interação com a realidade, trazendo a abstração como uma possibilidade de diálogo com a subjetividade. Assim, é possível repensar conceitos como natureza, intuição e percepção sob outros olhares, aliando a subjetividade à teoria do caos e ao pensamento sistêmico, que complementa o obsoleto determinismo cartesiano. Para isso, são propostos vínculos, através da arte, que levam à compreensão deste conhecimento. A experiência dos alunos com a mancha mostra como se pode estabelecer uma consciência de seus processos intuitivos transformando-os em interessantes experiências no campo da percepção. Este trabalho mostra o quanto a escola na prática, avança lentamente rumo à um ponto de vista integrado do ser humano. Esta integração evidencia, para isso, seu lado emocional e o trabalha de maneira criativa para um verdadeiro aprendizado para a vida. Este projeto é uma amostra clara de como o movimento de ensino-aprendizagem obedece ao caos ordenado da própria dinâmica da vida, e isso quer dizer a necessidade de transpor as barreiras de nossas maneiras limitadas de pensamento, nos deixando a mensagem de que em uma sala de aula, em uma aula de artes, o espaço está além de simples paredes, imagens e palavras, está em saber que cada qual precisa se preparar para desafios, desconstruções e construções. Nada está pronto, pois assim está em ordem.

Palavras chave: Percepção – Mancha – Teoria do Caos.

Trabalho na íntegra:

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