quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A impressão do primeiro olhar é a que prevalece? Considerações a partir do Impressionismo - Casciana Tedesco





Obras de Degas e Monet.
O presente trabalho resulta da Prática dos estágios I,II,II e IV em Artes Visuais, realizada na E.E.E. Básica Santa Rita, na cidade de Nova Santa Rita, com os alunos da 6ª série, tendo com tema: A Impressão do primeiro olhar é a que prevalece? Considerações a partir do Impressionismo. Este tema introduz o aluno no conteúdo Impressionismo: trabalhar este tipo de expressão artística e proporcionar aos alunos atividades diferenciadas e realizar trabalhos com diversidade de cores e materiais.  Ao preparar o Projeto de Ensino procurei a apresentar artistas impressionistas como Claude Monet e suas obras: Impressão, O Sol Nascente, Ninféias e Reflexos na Água e Edgar Degas e suas obras: Prima Bailarina e A Pequena dançarina de 14 anos.  Durante as aulas do projeto foram desenvolvidos exercícios de observação e análise de obras e também dos trabalhos realizados, com atividades de criação e utilização de materiais diversos. Os alunos nem sempre mostraram interesse pelas atividades propostas, no início eram indisciplinados e apresentaram dificuldades com adaptação do espaço físico à disponibilidade de recursos materiais para o processo de produção de trabalho na área de Artes. De início os encontros foram desagradáveis nas questões de relações humanas. Mas com o avanço dos encontros posso dizer que os objetivos foram alcançados conforme o planejado dentro das possibilidades da realidade daquele momento. Não fiquei totalmente satisfeita com os resultados práticos, talvez por perceber que alguns alunos não se dedicaram a fazer um trabalho de qualidade dentro de suas potencialidades. Ao refletir sobre o resultado deste trabalho pude perceber que a necessidade de lidar com situações que não haviam sido previstas ao realizar o planejamento foram essenciais para perceber que aquela apreensão de início de estágio não era nada frente aos acontecimentos que iam surgindo. Nestas vivências de aprendizagem mútua no decorrer das aulas de Arte percebi que a resposta do aluno vem mais facilmente quando o que se propõe a ele tem algum significado, pois assim ele pode criar um elo com o trabalho que está produzindo.
Palavras chave: Impressionismo – Desafios – Aprendizagem
Trabalho na íntegra:
Mais Degas:
Mais Monet:

Nenhum comentário:

Postar um comentário