quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Interpretar imagens: construindo novos olhares na educação escolar - Cláudia Regina Fortes

As banhistas, de Renoir.













 

O projeto de ensino “Interpretar imagens – construindo outros olhares na
educação escolar”, com o tema “Arte e Propaganda” foi realizado em uma turma de terceiro ano do ensino médio, na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, localizada na cidade de Porto Alegre, na Avenida Niterói, 472. A justificativa pela escolha desse tema deve-se ao fato de acreditar que a Publicidade e Propaganda oferecem um grande material para ser usado em sala de aula. O objetivo geral foi motivar o aluno a compreender a relação entre Arte e Propaganda, desenvolvendo a leitura e a interpretação de imagens artísticas e publicitárias, enfatizando temas da sociedade atual. O presente projeto de ensino foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas em diversos autores, entre eles: ANA MAE BARBOSA (1991), JOHN BERGER (1972), ANALICE PILLAR (1999), LUIZ CELSO PIRATININGA (1994), os quais me auxiliaram a entender questões como: interpretar e compreender as imagens artísticas e publicitárias. Esse trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos: no capítulo 1 (A influência das imagens artísticas e publicitárias na comunicação visual) será apresentada uma definição do termo “imagem” e a importância de procurar interpretá-la. No capítulo 2 (A importância de trabalhar imagens em sala de aula) abordará a relação das imagens artísticas e publicitárias e sua importância na educação escolar. Já no capítulo 3 trará informações sobre a escola e a análise das observações silenciosas. No capítulo 4 apresentará o projeto de ensino “Interpretar imagens – construindo outros olhares na educação escolar”, com a aplicação do projeto (planejado e realizado) na escola. Concluindo o trabalho, foi verificado o quanto é importante o professor auxiliar o aluno a construir um vocabulário expressivo a partir de interpretações de imagens trabalhadas em sala de aula.
Palavras – chave: Imagem. Arte. Propaganda. Ensino
Trabalho na íntegra:
Mais Renoir em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário