quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Histórias em quadrinhos no dia a dia - Maria de Lourdes Jacobsen

O presente trabalho resulta da Prática de Ensino do Estágio em Artes Visuais II, realizada no Colégio Luterano da Paz, na cidade de Porto Alegre, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, tendo como tema História em Quadrinhos no dia-a-dia. Este tema surgiu com o propósito de conseguir chamar a atenção dos alunos para aprenderem conceitos ligados às Artes Visuais. Sendo assim, era preciso conhecer mais sobre esta arte. Fui então, em busca do conhecimento sobre a origem da História em Quadrinhos, do primeiro personagem e como ela foi se desenvolvendo ao longo da história e se expandindo pelo mundo, valendo-me de textos, imagens e pinturas. Também queria conhecer como foi a aceitação deste tipo de literatura entre as pessoas, se houve rejeição ou boa aceitação. Durante as primeiras aulas realizei exercícios de leitura de textos, leitura de imagens e pesquisa de campo. Através destes exercícios que deram o conhecimento histórico da História em Quadrinhos e a circulação delas hoje, pude melhor integrá-la no contexto atual dos alunos que é de pouco interesse no ensino da arte. Fazer esta contextualização se faz necessária porque muitos alunos vêem esta matéria como de pouco praticidade no seu dia a dia. Contudo, no decorrer das aulas, especialmente quando chegou o momento de praticar, ocorreu um despertar de interesse e uma maior e melhor participação nas aulas. A partir da prática as aulas tornaram-se agradáveis, pois pude ver os objetivos serem alcançados ao presenciar os alunos construindo as suas Histórias em Quadrinhos contextualizando para os dias de hoje a obra literária O Cortiço. É bem verdade que os resultados não foram totalmente satisfatórios, pois alguns alunos, desinteressados, deixaram a desejar na construção da sua História em Quadrinhos.  Analisando o resultado da minha Prática de Ensino do Estágio em Artes Visuais conclui que as Histórias em Quadrinhos são uma maneira lúdica e atraente de ensinar os conteúdos da disciplina de artes. Tinha consciência que era uma tarefa difícil, com muitos desafios, como a insegurança, o cronograma de aulas, o desenvolvimento das atividades e o despertar o interesse dos alunos. Mas sabia que tinha condições de vencer esses desafios através da minha dedicação, comprometimento e responsabilidade.
Por fim, me colocando ao lado dos alunos como colaboradora e conciliadora, cooperando no processo de ensino/aprendizado e procurando trabalhar em harmonia consegui, junto com eles, vencer os desafios do Estágio em Artes Visuais. E acima de tudo perceber que, ao transmitir ensinamentos de uma forma que desperte o interesse do aluno, fará com este tenham um maior significado e aplicabilidade no dia a dia de suas vidas.
Palavras chave: Conhecer – Contextualizar – Praticar
Para ler o trabalho na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário