quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A gravura aliada às Histórias em quadrinhos - Taís de Oliveira

Wilhelm Busch




















Este trabalho é o resultado de uma sequência de observações, sondagens, pesquisas e a aplicação do projeto A Gravura Aliada às Histórias em Quadrinhos. Sua aplicação aconteceu na turma 63 da Escola Técnica 31 de Janeiro, do município de Campo Bom-RS. Serão encontradas informações em relação ao projeto A Gravura Aliada às Histórias em Quadrinhos, bem como análises e discussões quanto ao tema proposto, apresentando obras do artista Iberê Camargo e utilizando-se do auxílio dos autores como Fayga Ostrower, Mirian Celeste Ferreira Dias Martins, Benedito Nunes e Alexandre Barbosa. O projeto teve como tema a Gravura e as Histórias em Quadrinhos, o objetivo geral deste era o uso da técnica da Gravura como meio de produção das HQ’s. O desejo era de estimular os alunos a produzirem suas histórias de uma forma diferente, por meio de uma técnica não convencional, mais desafiadora tentando desestereotipar a forma de produzi-las. Foi no decorrer da aplicação das técnicas propostas que os alunos foram estabelecendo uma alta na auto-estima, pois com o aumento da confiança e da familiaridade no manuseio das ferramentas de trabalho da técnica, fez com que eles se preocupassem em fazer o melhor que conseguiam e começar a encontrar beleza no que produziam. Foram realizadas atividades em que os alunos exploravam possíveis materiais que poderiam ser utilizados como matriz de impressão de formas, como papelão, rolhas, objetos com formas diferentes. Bem como, exercícios de 4 monocromias com giz de cera e tinta guache, com o propósito dos alunos irem perdendo o medo e conseguirem estabelecer confiança com a técnica da Gravura. Com o intuito de que quando chegassem à atividade de produzir uma Tirinha com a própria técnica, eles já estivessem confiantes em realizar as impressões sem demonstrar anseio em errarem, deixando de acreditar que estavam insatisfatórias na análise da professora. Nas atividades das HQ’s, onde tiveram de criar suas próprias personagens colocando características psicológicas nos mesmo, foi possível encontrar particularidades dos alunos nos mesmos. O que me surpreendeu, pois nesta atitude já era uma demonstração da identificação dos alunos com o trabalho proposto. Minha expectativa era que as aulas tivessem resultados positivos e pudessem agradar a turma. No entanto, no final do projeto me deparei com resultados positivos e resultados também negativos, mas pude analisar através desta experiência, que elaborar um projeto não é algo que se possa prever todas as conseqüências. Mas o que posso é supor resultados e estar aberta a superar novos desafios decorrentes das superações dos alunos.
Acesse o trabalho na íntegra:

Um comentário: