segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A escola que desenha: reflexões sobre aprender e ensinar - Gabriela Rodrigues


Desenho do artista David Hockney, artista incluido no trabalho da Daniela.



















O presente Trabalho de Curso reúne a trajetória dos meus Estágios Curriculares Obrigatórios em Artes Visuais, I, II, III e IV, apresentando a Pesquisa realizada que teve como tema central "o uso do desenho dentro da sala de aula". O tema escolhido contempla a necessidade dos alunos em retomar a prática de desenhar, mostrando que todos podemos fazê-lo, desmistificando a idéia de "dom" nas aulas de Artes. Seu objetivo foi apresentar aos alunos a importância desta disciplina no ambiente escolar, propondo o estudo do desenho como tema norteador. Ainda na pesquisa são apresentados os artistas: David Hockney, Kara Walker e Edgar Koetz, trazendo o desenho como obra de Arte. Contribuíram para a compreensão e elaboração do tema desta pesquisa alguns autores como: Rosa Iavelberg, Edith Derdyk e Betty Edwards. O trabalho mostra também o Projeto Educativo de Ensino que foi composto por aulas expositivas, dialogadas e práticas. Seu tema foi o mesmo do trabalho de pesquisa e teve como justificativa a importância de estudar a linguagem do desenho para o entendimento da Arte e seu contexto histórico, permitindo-se ir além de simples linhas rabiscadas e descobrindo-as como produção e manifestação artística. O Projeto Educativo de Ensino, foi primeiramente idealizado no Estágio I e foi sendo alterado durante a Prática de Ensino, devido às necessidades apresentadas principalmente pela realidade e preferências dos próprios alunos nos estágios seguintes. Com estas mudanças, o tema central desdobrou-se em novos eixos de análise apresentando uma reflexão do papel fundamental do professor de Artes nos dias de hoje. As Práticas de Ensino foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina, com a turma nº 64, de 6ª série do Ensino Fundamental, composta por 36 alunos, faixa etária entre 10 e 16 anos e com a turma nº 102, de 1º ano do Ensino Médio, composta por 27 alunos, faixa etária entre 14 e 17 anos. Ambas as turmas foram cedidas pela professora titular Dóris Wolff de Paris. O projeto de ensino foi desenvolvido em sete encontros semanais com a turma de Ensino Fundamental (14 aulas), que ocorreram do dia 31/08/10 ao dia 09/11/10 e doze encontros semanais com a turma de Ensino Médio (12 aulas), que ocorreram do dia 01/09/10 ao dia 24/11/10. A prática de ensino escolhida para fazer parte deste Trabalho de Curso foi a do Ensino Fundamental porque seu desenvolvimento foi mais difícil, mas ao mesmo tempo mais desafiador. Foi trabalhado com esta turma o artista contemporâneo Edgar Koetz como inspiração para as atividades a partir do quinto encontro, momento de grande significação para elaborar a conclusão deste Projeto. As considerações finais mostram as dificuldades encontradas, as superações de algumas delas e os resultados alcançados.
Palavras-chave: Desenho. Arte. Educação.
Para ler o trabalho na íntegra, acesse:
http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs/a_escola_que_desenha_gabriela_rodrigues

Para conhecer melhor o trabalho de David Hockney, acesse:
http://www.hockneypictures.com/home.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário