terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Do corpo ao corpo: representações do feminino na arte e na publicidade - Andréia Porto de Fraga



Hans Baldung, As tres idades da vida e a morte.
 

Imagem da campanha Dove pela "real beleza".












O presente Trabalho de Curso apresenta a pesquisa que teve como tema central, “as diferentes formas de representar o corpo feminino na história da arte e seus desdobramentos na publicidade”. O tema escolhido se refere às diferentes formas que os artistas usaram para representar o corpo feminino ao longo da história da Arte e questiona se de alguma forma estas representações influenciaram no modo de ver a imagem da mulher na publicidade e consequentemente na sociedade. Contribuíram para a compreensão e elaboração do tema desta pesquisa alguns autores, entre eles estão, Jorge Domingos Veríssimo, Humberto Eco e Silvana Mota Ribeiro. No referencial teórico, além do tema central foram abordados os seguintes assuntos: a imagem da mulher na publicidade; o belo e o feio em Arte e também os conceitos de publicidade e propaganda. O trabalho mostra também o projeto de ensino que foi composto por aulas expositivas, dialogadas e práticas. Seu tema foi o mesmo do trabalho de pesquisa e teve como justificativa a importância de se conhecer o passado para compreender melhor o presente, em que a publicidade cada vez mais faz parte do nosso dia-a-dia e junto com ela suas imagens que nos bombardeiam com diferentes intenções, e muitas vezes fazem com que queiramos ser iguais ou parecidas com elas. Seu objetivo foi oportunizar aos alunos o estudo sobre as diferentes formas de representar o corpo feminino na história da Arte, além de propor que eles refletissem se de alguma forma elas influenciaram nos modos de pensar o corpo da mulher na publicidade. As práticas de ensino foram realizadas na Escola Técnica Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes em Cachoeirinha, com a 7ª série do ensino Fundamental, turma 72, cedida pela professora Márcia Inácio, faixa etária entre 13 e 17 anos e também com a 1ª Série do Ensino Médio, turma 14, cedida pelo professor Paulo César da Silva, a faixa etária dos alunos era entre 15 e 18 anos. O projeto de ensino foi desenvolvido em 7 encontros (14 aulas), que ocorreram do dia 16/09/10 ao dia 28/10/10. Com ambas as turmas foi realizado o mesmo projeto, a única diferença foi que com a 7ª série construímos um Fanzine e com a 1ª série do ensino médio elaboramos um livro de imagens. A prática de ensino escolhida para fazer parte do Trabalho de Conclusão foi a do ensino médio, porque seu desenvolvimento foi mais difícil, mas ao mesmo tempo engrandecedor. As considerações finais mostram as dificuldades encontradas, as superações de algumas delas e os resultados alcançados. Assim como o alcance do tema do Projeto de Ensino, a percepção da ligação entre o tema e os objetivos do projeto, o que ele acrescentou aos alunos e o mais importante, a experiência pessoal após a Prática de Ensino.
Palavras-Chave: Representação. Corpo. Mulher.
Trabalho na íntegra disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário